segunda-feira, 22 de novembro de 2010

MERCADO DE TRABALHO

Encontra-se aquecido e a expectativa é que continue assim nos próximos quinze anos. As melhores oportunidades encontram-se no Rio de Janeiro, mas outros estados também apresentam boas oportunidades para quem pode morar noutras regiões. O salário de quem está iniciando gira em torno de R$2.500 a R$3 mil. As opções de trabalho são: Trabalhar em indústrias metalúrgicas, siderúrgicas, de mineração, automobilísticas, etc. Cuidando da extração, da fundição, da compra e venda de minérios, metais e ligas de metais ou atuando no setor de controle de qualidade, por exemplo.
Para Victor Araújo, engenheiro de uma multinacional siderúrgica, o que há de melhor na profissão é estar envolvido em todos os segmentos de uma empresa, desde o vice-presidente ao operário. Além disso, o trabalho permite viajar para o exterior. O ruim da profissão, salienta ele, são as condições e horário de trabalho: “o barulho, poeira e todas essas questões referentes ao trabalho em fábrica”, diz ele. “A qualquer momento você pode ser chamado para resolver o problema que houver, pois as máquinas funcionam 24 horas por dia”, conclui.
Dominar a língua inglesa é indispensável. O espanhol está cada vez mais importante, por conta do Mercosul. Com as expansão das exportações e a inclusão da China no mercado exterior, mandarim, alemão e francês fazem a grande diferença no currículo de um engenheiro em metalurgia ou em materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário