segunda-feira, 22 de novembro de 2010

FUNDENTES E FERRO GUSA

BENEFICIAMENTO DO MINÉRIO DE FERRO: A obtenção do ferro-gusa pode ser feita por vários processos, dentre eles a sinterização e a pelotização (esses processos se realizam á altas-temperaturas). Na Sinterização: Com esse aquecimento, as partículas de ferro derretem superficialmente, unem-se umas às outras e acabam formando um só bloco poroso. Enquanto ainda está quente, esse bloco é quebrado em pedaços menores chamados sínter. Com a sinterização, são obtidos blocos feitos com partículas de minério de ferro, carvão moído, calcário e água. Tudo é misturado até se obter um aglomerado. Essa mistura é colocada sobre uma grelha e levada a um equipamento que, com a queima de carvão, atinge uma temperatura entre 1.000ºC e 1.300ºC. Na Pelotização: Por esse processo, o minério de ferro é moído bem fino e depois umedecido para formar um aglomerado. O aglomerado é, então, colocado em um tipo de moinho em forma de tambor. Conforme esse tambor gira, os aglomerados vão sendo unidos até se transformarem em pelotas (daí o nome: pelotização). Depois disso, essas pelotas são submetidas à secagem e queima para endurecimento.
PRODUÇÃO DO GUSA: Depois que o minério de ferro é beneficiado, vai para o alto-forno para se transformar em ferro-gusa. O ferro-gusa é a matéria-prima para a fabricação do aço e do ferro fundido. No alto-forno coloca-se o minério de ferro, o fundente, o desoxidante, o desfosforizante (materiais que ajudam a eliminar as impurezas) e o combustível. O fundente, isto é, o material que ajuda o minério de ferro a se fundir, é o calcário. Esse material é uma rocha constituída por carbonato de cálcio que, por sua vez, é uma combinação de cálcio com carbono e oxigênio. A cal, usada como fundente, torna líquida a escória do ferro-gusa e ajuda a eliminar as impurezas. O minério de manganês ajuda a diminuir os efeitos nocivos do enxofre que é uma impureza que torna o aço mais frágil. Esse minério é também um desoxidante, isto é, elimina oxigênio que contamina o aço. Os combustíveis são importantes na fabricação do ferro-gusa. Devem ter alto poder calorífico para a geração do calor necessário e não podem contaminar o metal obtido. Dois tipos de combustíveis são usados: o carvão vegetal e o carvão mineral.
CARGA DO ALTO-FORNO:
MINÉRIO DE FERRO: O ferro não é encontrado em estado puro na natureza, mas em combinações químicas de metais contidos nas rochas. Essas combinações químicas ocorrem misturadas com as gangas, compostas de silício, alumínio, cal e magnésio. Os principais são: magnetita (Fe3O4) com cerca de 60% de ferro; hematita vermelha (Fe2O3) com cerca de 65% de ferro; ferro oolítico; siderita ou ferro espático (FeCO3) com alto teor de manganês; FeS2.

COQUE: desempenha uma dupla função na elaboração da gusa: a de combustível e a de redutor. O coque provém da destilação do carvão, que deve ser o mais puro possível para evitar resíduos como enxofre e fósforo. Como redutor absorve o oxigênio combinado com outros elementos.
GANGA: Impurezas que ocorrem junto com o minério de ferro em estado bruto, compostas principalmente de silício, alumínio, cal e magnésio.
FUNDENTES: São compostos minerais adicionados no alto forno com o objetivo de abaixar o ponto de fusão das impurezas (ganga) presentes no minério, gerando a escória. Os fundentes podem ser: ácidos, compostos principalmente de sílica; e básicos, formados principalmente de calcário e Mg. O tipo de fundente usado reflete diretamente na alcalinidade da escória, e, portanto, na forma como esta ira reagir com as paredes refrataria do forno. A importância dos fundentes pode ser mostrada analisando a quantidade deste que é usado. Hoje em dia, para a produção de 1000 kg de gusa são utilizados aproximadamente 330 Kg de material fundente.
ESCÓRIA: uma espécie de vidro de qualidade inferior que é produto da mistura entre a ganga e fundente. A escória formada é um composto ternário formado por sílica, alumina e óxido de cálcio cuja função principal é remover os componentes não voláteis da carga do alto forno. Essas escórias podem ser: Ácidas: a base de sílica, areia e quartzito; Básicas: a base de óxido de cálcio e/ou óxido de magnésio, calcário, cal virgem, cal hidratada e dolomita; Neutras: fluorita.
GUSA: é a parte útil para a produção do aço, composta basicamente de ferro fundido com carbono entre 2,5% a 6,67%.
REAÇÕES QUIMICAS NO ALTO-FORNO: Quando o minério de ferro, o combustível e os fundentes são introduzidos na parte superior (goela) da rampa, ocorrem reações químicas: 1. Os óxidos de ferro sofrem redução, ou seja, o oxigênio é eliminado do minério de ferro; A ganga se funde, isto é, as impurezas do minério se derretem;  O ferro sofre carbonetação, quer dizer, o carbono é incorporado ao ferro líquido; Certos elementos da ganga são parcialmente reduzidos, ou seja, algumas impurezas são incorporadas ao gusa. O gusa se funde, quer dizer, o ferro de primeira fusão se derrete;
BIBLIOGRAFIA:
GALE, John. Pottery. Londres: McGraw-Hill, 2001. (livre tradução)
Grande Enciclopédia Larousse Cultural, vols. 1 e 22. São Paulo, 1998, Ed. Nova Cultural. Fabrício Dzierva, Departamento de Engenharia Elétrica UFPR Artigo. (Obtenção do Aço);
Obs: essa parte é do trabalho de Luís e Paulo.

2 comentários:


  1. "Caso não tiver interesse favor desconsidere."

    se tiver cliente de compra será muito gratificante poder servi-lo com nosso minério de manganês.

    segue abaixo uma proposta detalhada de venda do Mn.
    contato: 11 944424377 watsApp

    Segue proposta de venda de Mn. abaixo


    Quantidade:30.000 toneladas. MÊS
    Origem: Bahia

    Tipo de Venda: CIF, Porto de DESTINO,

    Quantidade total: 360.000 ton.por ano PODENDO AUMENTAR

    Teor do minério: 42% A 45% Mn , Fe ,4,4%, Si 4,27%

    Tamanho do minério: 5 mm a 50 mm

    Preço por tonelada: USD 170. 00 (cento e setenta dólares)


    ___________________________ / / ____________________________

    Quantidade:30,000 toneladas. MÊS

    Origem: Bahia

    Tipo de Venda: FOB, ESTIVADO Porto Aratu,

    Quantidade total: 360.000 ton.´por ano PODENDO AUMENTAR

    Teor do minério: 42% A 45% Mn , Fe ,4,4%, Si 4,27%

    Tamanho do minério: 5 mm a 50 mm

    Preço por tonelada: USD 120. 00 (cento e vinte dólares)


    __________________________ / / _______________________________

    A primeira entrega COM 30 DIAS

    ENTREGAS adicional de 30 em 30 dias

    ResponderExcluir
  2. Quiero compartir un testimonio sobre cómo la oferta de préstamo del Sr. Pedro ayudó a mi vida, no es una buena idea usar un préstamo de día de pago de forma regular. en el caso de que prolongue indefinidamente su fecha de reembolso y pida prestado con frecuencia para su cheque de pago posterior, podría generar una buena cantidad de dinero. sin embargo, es igual de sensato decidir sobre préstamos de día de pago, ya que pueden ser aprobados rápidamente exactamente el mismo día que ingresa su formulario de solicitud de préstamo. puede contactar con el sr. pedro oferta de préstamo porque mi préstamo de día de pago fue muy rápido, envíe un correo electrónico a pedroloanss@gmail.com para solicitar cualquier tipo de préstamo. whatsapp +18632310632

    ResponderExcluir